segunda-feira, 7 de setembro de 2015

A Gravidez e o parto

  Desde quando menstruei pela primeira vez (aos 13 anos) que tive problemas... Eu sentia uma dor apocalíptica e não tinha atroveran, buscoduo ou ponstan que resolvesse. Nem mesmo aqueles de gotinhas. Fora que minha menstruação era super desregulada e eu sangrava muito e por muitos dias (eram 2 pacotes noturnos e um normal com 16 absorventes)... Descia mês sim, mês não, isso quando não ficava 6 meses sem descer e quando vinha eu quase morria. 
Foi aí que minha mãe me levou ao ginecologista pra saber o que estava acontecendo comigo... Ele passou ultrassom, e não detectou nada. Então ele diagnosticou uma dismenorreia, e me passou um anticoncepcional para regularizar a menstruação. 
O anticoncepcional que eu tomava era de injeção, e era trimestral, porém depois de um tempo tiraram do mercado. Ele funcionava bem, diminuia as dores e regularizou direitinho a menstruação, porém quando saiu do mercado tive que trocar pra um outro de injeção também, mas esse era mensal e cortava a menstruação. Só que depois de um tempo eu me diagnostiquei e decidi parar de tomar anticoncepcional... Achava que já estava tudo bem. Foi quando voltou tudo de novo... As dores, o sangramento intenso... Voltei no ginecologista e dessa vez ele me passou um anticoncepcional de pílulas mesmo.
Mas eu sempre esquecia de tomar no mesmo horário... E não tomava sempre, então continuei com esse problema. Até que no ano do meu casamento (2012), eu já não tomava mais anticoncepcional e quando eu casei minha menstruação estava uns 3 meses atrasada.
Semanas após o casamento, me deu infecção urinária, eu sentia muita dor e meu esposo me levou ao hospital. Quando eu contei ao médico que estava 3 meses sem menstruar, ele cismou que eu estava grávida! Eu disse que não, que não tinha como mas ele insistiu em um exame de sangue. Negativo. Mas ele continuou insistindo, então fez uma ultrassom... Negativo pra gravidez. Porém ele descobriu que eu estava com microcistos no ovário, o que era a causa de todos meus problemas relacionados a menstruação. Disse que não era nada grave e me mandou levar o ultrassom pro meu ginecologista.
  Quando mostrei pra ele o exame, ele disse que teríamos que seguir a risca o tratamento com anticoncepcional, senão dificultaria minhas chances de engravidar um dia.
  Em 2014, mesmo com o tratamento com anticoncepcional, meus problemas voltaram... Eu fui ao ginecologista e ele começou então suspeitar de uma endometriose. Disse que teria que fazer exames e se precisasse, pra eu não sentir mais dores teria que tirar o útero. Eu fui embora pra casa e não voltei nele, nem fiz os exames... Todas as vezes que eu imaginava que não poderia ser mãe um dia... Eu chorava muito. 
Desde esse dia eu já não me importava tanto em tomar as pílulas no horário certo, ás vezes eu esquecia por 3 dias e quando lembrava, tomava o daquele dia e os atrasados...
E eu comecei a passar mal, e meu esposo desconfiou de gravidez, mas eu descartava essa hipótese, achava que não ia engravidar fácil assim... Mas ele insistiu em um exame de sangue, então fiz e tchanaaaaaam: POSITIVOO! Eu estava grávida de 7 semanas e 5 dias... Eu fiquei tão feliz... Por mais que não estivesse sendo planejada naquele momento, minha gravidez foi muito desejada!!! Eu sei que poderia ter esperado mais 1, 2 anos mas eu acredito que se Deus permitiu que aquele fosse nosso momento, é porque talvez daqui 1, 2 anos não estivéssemos mais aqui, nunca se sabe... o amanhã só Deus conhece. 

 E então foram 9 meses de ansiedade, preocupação, felicidade, planejamentos... Nos 3 primeiros meses eu não sentia tanto cansaço, não vomitava, não enjoava... Mas a partir do 4º mês veio tudo de uma vez... Eu enjoava de toda e qualquer comida, não tive uma alimentação nada saudável na gravidez... Comida me enjoava, mas eu incrivelmente não conseguia vomitar, só tinha ânsias. Eu comia muita besteira... E eu comi muito miojo! (Não façam isso mamães, uma grávida precisa se alimentar bem sim!). Com quase 5 meses descobri que meu bebê era uma menininha, como nós desejávamos... Seria Heitor ou Isabella, e Deus nos emprestou a Isabella. Começamos a comprar as coisas, tudo rosa! (Eu amo rosa hehe) e nessa fase eu já sentia muito sono, eu trabalhava e chegava em casa só queria dormir... Eu deixava de comer só pra dormir, porque comer tomaria o tempo que eu poderia estar dormindo (não façam isso também, ou vão viver com a pressão baixa rsrs).
Com 8 meses eu já andava igual pata, e já estava estressada, cansada e dolorida. Minha barriga quase não cresceu mas aqui dentro era muito apertado e ela sempre mexeu bastante! Eu não aguentava mais o peso da barriga, aquelas contrações de treinamento, as cãimbras, meu emocional era uma montanha-russa... Eu cheguei na fase de fazer aqueles exercícios que incentivam o parto, mas não funcionava...
Com 38 - 39 semanas, meu tampão saiu (já vinha soltando pedaços a dias), então eu pensei "nossa, finalmente... ela vai nascer amanhã" - que nada! - ela ainda demorou uns 3 dias pra nascer depois do tampão ter saído... Na quinta-feira (04/06/15), eu acordei sentindo muita dor, ai lembrei que minha GO tinha dito que quando eu sentisse dor era pra tomar um buscoduo, se parasse a dor é porque ainda não era "dor de parto". Eu tomei um comprimido e algum tempo depois a dor parou. Por volta das 17:00hrs, a dor voltou com mais força, e como eu estava na casa da minha cunhada, estava sem remédio então resolvi deitar um pouco pra ver se melhorava. Acordei eram quase 22:00hrs ainda sentindo dor e cada vez mais forte... Fomos pra casa e chegando em casa, eu tomei o comprimido, que não resolveu a dor. Fiquei sentindo aquela dor insuportável, não tinha posição de deitar, de sentar, de andar... eu queria flutuar pra ver se ajudava... Dancei fiz papel de idiota de camisola e barrigão na sala, fiz agachamento, tomei banho quente e nada fez a bendita bolsa estourar... Eu queria que ela estourasse em casa porque tinha medo de ir a maternidade e me mandarem de volta porque não era a hora. Quando deu 02:00hrs da madrugada eu já não aguentava mais, estava quase fazendo uma cesárea em casa de tanta dor. Ligamos pro meu sogro e ele nos levou até a maternidade.
 Chegando lá, eu passei pela triagem e estava com 4cm de dilatação e a médica disse que já sentia a cabecinha dela *-* me mandaram pra sala de pré-parto e eu fiquei lá esperando sofrendo, agonizando. Foi horrível, eu acho que nunca disse tanto palavrão na vida (que feio), mas sério, gente... Eu senti muita dor! Dizem que na hora de nascer os bebês tendem a ficar quietinhos, mas a minha filhota resolveu dançar zumba na hora de nascer. Por volta das 6:00hrs da manhã, a médica foi fazer o exame de toque e eu estava com 6cm de dilatação, quando ela virou as costas minha bolsa estourou! E tinha mecônio (pra quem não sabe, mecônio é o nome das fezes do recém nascido), eu sabia que isso não era bom, porque o bebê corria riscos, mas a médica disse que o mecônio estava bem líquido então ainda não representava perigo, mas não poderíamos esperar até que eu dilatasse 10cm, ela disse que dali a duas horas iriam me sondar pra realizar uma cesárea.
Eu não queria cesárea!!! Eu já tinha passado por 2 cirugias e as anestesias das 2 cirurgias falharam no meio do procedimento! Eu tinha medo, e também queria uma recuperação rápida. 
 Depois de duas horas que pareceram dois milênios as enfermeiras vieram me sondar, e me levaram pro centro cirúrgico... Como eu já estava tendo contrações ritmadas a muito tempo, chegando lá eu tive quatro contrações: Na primeira eu avisei que em todas as contrações eu estava fazendo força; na segunda, enquanto o anestesista preparava a anestesia pra cesárea eu avisei que estava sentindo a cabecinha dela saindo, então o obstetra mandou que ele parasse e que dava pra tentar normal. Ele disse pra eu fazer força, e então depois de mais duas contrações, ela nasceu! Linda e saudável, mas devido a minha péssima alimentação na gravidez, ela nasceu com o peso raspando no peso ideal... Nasceu com 2540kg, sendo que o ideal são 2500kg. 48cm. Linda. Linda, linda e linda... Era tudo o que eu conseguia dizer... A partir daquele momento, minha vida mudou. Pra sempre... 

Isabella algumas horas depois de nascida 


É isso... Essa foi minha experiência de gravidez/parto... Até a próxima! 


















0 comentários:

Postar um comentário