terça-feira, 8 de setembro de 2015

Primeira amamentação


  Hoje vou falar de como foi a minha experiência em relação a amamentação. 
Desde que soube que estava grávida, me tornei leitora assídua de tudo relacionado a maternidade, inclusive sobre a amamentação. Eu li sobre pega correta, sobre o que fazer e o que não fazer quando o peito empedra, sobre mastite... E quando estava perto dela nascer, eu pensei que seria fácil pois na teoria eu já estava "expert". 
Ai, quem dera se na prática fosse fácil assim... 
Quando Isabella nasceu, que a enfermeira me entregou ela e disse "Mãezinha, dá mamar a ela porque ela está com fome", eu pensei "Putz, e agora? Como faz isso?" 
Nós duas sem nenhuma experiência... E ela era tão pequenininha que eu tinha medo que ela desmontasse. Mas eu não ia deixar meus medos tomarem conta de mim, então repassei mentalmente tudo o que eu tinha lido sobre pega correta e tentei pôr em prática. Ficamos uns 10 minutos, eu tentando fazer ela segurar direitinho o peito e ela desesperada querendo mamar. Até que conseguimos, mas eu tinha a sensação que meu leite não estava descendo o suficiente... Ela era muito dorminhoca (e ainda é!), então não tinha fome nenhuma que a mantivesse acordada por muito tempo... ela pegava o peito, mamava uns 5 minutos e apagava. O médico me orientou que a mamada deveria ser feita de 3/3 horas e cada mamada teria que durar pelo menos 20 minutos. Eu fiquei desesperada... Como eu ia mantê-la acordada por 20 minutos? Ela mal ficava 10 minutos acordada, 20 era quase um milagre...
Começou a me bater as paranoias de mãe (isso ainda no hospital), de que ela não estava ganhando peso, que iríamos ficar no hospital, que meu leite não estava saindo... As enfermeiras me diziam pra quando ela dormisse no meio da mamada pra eu tentar acordá-la, tirando a roupinha, fazendo cócegas, etc. Meu esposo e eu tentamos de tudo! Nada acordava a bela adormecida... Até que eu resolvi parar de ficar pensando em coisas ruins porque isso também afetaria a produção do leite e ela sentiria a minha preocupação também. 
Quando chegou o dia em que receberíamos alta, pesamos ela e ela estava com 2500kg (ela nasceu com 2540kg e perdeu 100g), tinha ganho 60g em 3 dias... Pra mim era ótimo, sinal que meu leite estava descendo e estava sustentando ela. Recebemos alta.
  No 5º, 6º dia de vida da Isabella nossos problemas começaram... Eu já produzia bastante leite e ela não dava conta de mamar, ficava nervosa e com isso acabou machucando o bico do meu seio esquerdo. Como doía muito, eu oferecia mais o seio direito pra ela mamar, o que fez o leite do outro seio empedrar. Ai eu não conseguia usar a bombinha, então minha cunhada me ajudou a ordenhar o leite empedrado... Depois de ver todos meus ancestrais de tanta dor, finalmente o seio desempedrou e mesmo com o bico machucado eu passei a oferecer ele também. Cada mamada era bem intensa, eu ia no céu e voltava, mas no fim deu tudo certo.
  Agora a Isabella já mama bastante, esvazia os dois seios e sabe pegar direitinho. Porém não amamento conforme o médico tinha me orientado, optei por amamentar de livre demanda porque vi que era melhor pra ela e também pra mim. 
Como foi a experiência da primeira amamentação de vocês? Compartilhe com a gente! :)






0 comentários:

Postar um comentário