quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Alimentação da mãe x cólicas no bebê



  Existem muitas controvérsias a respeito da alimentação da mãe influenciar no leite, mas como eu vivi algumas experiências nesses 3 meses de amamentação, vou compartilhar com vocês.
Assim que Isabella nasceu, o pediatra dela me passou uma dieta bem restritiva, onde todas as maravilhas comestíveis amendoim, chocolate, refrigerante, tudo que tivesse corante ou lactose seria cortado da minha alimentação.
No primeiro mês eu segui a risca, e alguns dias Isabella sentia desconfortos, mas creio que não eram cólicas de fato... Os médicos caracterizam as cólicas dos bebês como uma dor que não deixa o bebê dormir, como algo que eles chamam de "regra de três": um choro mais no fim do dia, em que o bebê chora pelo menos três horas, de três dias e durante três semanas. Não era o caso da Isabella. Vi ela sentir só uma vez uma dor que não a deixou dormir, foi em um dia que comi strogonoff de frango com um creme de leite SEM LACTOSE da marca Piracanjuba, e eu acredito que tenha sido mesmo por causa do creme de leite porque a bebê da minha cunhada que é lactante e comeu também passou mal. Fora isso, foi a única vez que ela sentiu uma dor que a não deixasse dormir... Nas outras vezes eram só desconfortos, porque ela sempre teve dificuldade pra fazer cocô e soltar pum então tenho que fazer estímulo com supositório... No primeiro mês também dei colikids, e simeticona.
 No segundo mês eu ja comecei a introduzir aos poucos alimentos normais na minha alimentação; chocolate, refrigerante, biscoitos, etc.. e parei com os remédios dela, resultado? Sem cólicas. Hoje ela está com 3 meses e não tive problemas com cólicas, ás vezes ela tem gases e prisão de ventre, mas basta umas gotinhas de simeticona e um estímulo que resolve.
Mas eu notei que alguns alimentos que eu como faz mal a ela sim, pois fiz o teste mais de uma vez e em todas as vezes ela passou mal: Pão doce, pão de sal e alimentos/sucos/frutas ácidos, Todas as vezes que eu consumo algum desses alimentos ela fica com o "gorfador ligado". Gorfa o dia inteiro, fica com refluxo então eu acredito que deve deixar meu leite ácido.
Só que essas são minhas experiências, não é porque eu "liberei geral" que você deva fazer também... Minha cunhada por exemplo é intolerante e suas filhas também são, então ela se priva de muitos alimentos para que a bebê que ela amamenta não sofra as consequências...
Os recém nascidos tem o aparelho intestinal imaturo, então alguns alimentos causam esses desconfortos, mas vejam bem: O que serve pra um bebê, não serve para todos, cada um funciona de maneira diferente... O que aconselho a você é que siga a recomendação do seu médico/pediatra e conforme o tempo for passando você vai entender o que faz bem e o que faz mal ao seu bebê.
Vou deixar um link aqui onde vocês podem se informar um pouco mais sobre a alimentação das mamães que amamentam.
Deixem aqui suas experiências, que tipo de alimento vocês cortaram, se cortaram... Obrigada!!!




1 comentários:

  1. Alimentação ? Poisé sou a cunhada que não come nada....
    Eu e as meninas intolerantes, eu as meninas com intestino preguiçoso.
    Resultado, mãe que não pode quase nada.. Rsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir